Redes sociais

Site da Noruega obriga leitor a provar que leu a notícia antes de poder comentar

Para ter acesso à sessão de comentários, o leitor precisa passar por um quiz básico sobre o que foi dito na matéria

A sessão de comentários da maior parte dos grandes portais da internet é muito parecido com a parte de baixo das pontes medievais: infestadas de trolls. Para conter o chorume e a quantidade geral de ódio e bobeira postadas pelos leitores, um site da Noruega tomou medidas drásticas.

Para poder comentar no NRKbeta, caderno sobre tecnologia da rede pública norueguesa NRK, é preciso responder a um quiz sobre a matéria. Ou seja, o leitor precisa provar que leu o texto antes de poder opinar.

Segundo O Público, a proposta, efetivada há apenas duas semanas, já deu resultados. Segundo o site português, mesmo em reportagens polêmicas, os comentários se mantiveram cordiais e até mesmo construtivos ao invés da constante troca de insultos que se tem costume de ler por aí.

Os comentaristas chegaram mesmo a sugerir livros e postar links úteis sobre o tema. Ao NiemanLab, o jornalista Stale Grut, do NRKbeta, acredita que o mecanismo é o grande vencedor disso tudo: “Nós pensamos que deveríamos fazer a nossa parte e tentar garantir que as pessoas estão em sintonia antes de comentarem”.

O diretor do site, Marius Arnesen já é da opinião de algo que devia ser senso-comum na internet: “Se vai debater alguma coisa, é importante saber o que está no artigo e o que não está no artigo”, completou.