Stephen Hawking e Elon Musk assinam regras para o desenvolvimento de inteligência artificial
O cientista Stephen Hawking e o empresário fundador da Tesla, Elon Musk, deram um passo…
O cientista Stephen Hawking e o empresário fundador da Tesla, Elon Musk, deram um passo importante sobre IA. Os dois assinaram um documento com 23 princípios gerais para o desenvolvimento seguro de robôs e inteligência artificial.
As regras foram definidas pela organização Future of Life. O documento busca salvaguardar a vida humana contra a ameaça da Singularidade: a possibilidade das máquinas se voltarem contra nós, como em Matrix ou O Exterminador do Futuro.
De modo geral, as 23 regras são baseadas nas Leis da Robótica. Elas foram definidas pelo romancista Isaac Asimov, autor de Fundação e Eu, Robô.
1ª Lei: Um robô não pode ferir um ser humano ou, por inação, permitir que um ser humano sofra algum mal.
2ª Lei: Um robô deve obedecer as ordens que lhe sejam dadas por seres humanos exceto nos casos em que tais ordens entrem em conflito com a Primeira Lei.
3ª Lei: Um robô deve proteger sua própria existência desde que tal proteção não entre em conflito com a Primeira ou Segunda Leis.
Anos depois, Asimov acrescentou a “Lei Zero”, acima de todas as outras. Ela define que um robô não pode causar mal à humanidade ou, por omissão, permitir que a humanidade sofra algum mal.