Sul-coreana divulga primeiro protótipo de meca
Ideia do modelo é servir de base de testes para trajes mais viáveis no futuro
Se você é grande fã de animes de robô gigante como Pat Labor e Gundam, pode ficar um tiquinho empolgado: a empresa de robótica sul-coreana Hankook Mirae divulgou o seu primeiro protótipo de meca, o Method-2.
Pesando 1.3 toneladas e com 4 metros de altura, o traje foi construído sem nenhuma finalidade prática imediata em mente: o objetivo é usá-lo para testar e desenvolver tecnologias para tornar trajes mecânicos viáveis no futuro próximo.
Segundo o Engadget, o presidente da companhia, Yang Jin-Ho falou sobre a importância de investir neste tipo de tecnologia: “Nosso robô é primeiro modelo bípede tripulado feito para trabalhar em áreas de perigo extremo nas quais o ser humano desprotegido não pode operar”.
Foram dois anos de projeto para deixar o Method-2 operacional e foram gastos cerca de US$ 200 milhões. Uma parte engraçada é que o projeto teve como principal colaborador o especialista em efeitos especiais Vitaly Bulgarov, responsável por criar designs robóticos para O Exterminador do Futuro, RoboCop e Transformers.
Embora o Method-2 não vá para o mercado, a empresa espera ter em um futuro próximo um modelo comercial que poderá ser usado em áreas diversas, como construção civil, na área portuária e até mesmo em operações militares.