Comunicação digital

Transformação digital: como iniciar sua estratégia na internet

Você já deve ter ouvido a frase “estamos passando por uma transformação digital forçada” o…

Você já deve ter ouvido a frase “estamos passando por uma transformação digital forçada” o que é a mais pura verdade. Exemplos de negócios que surgem para suprir necessidades não faltam!

Embora já caminhássemos para essa tal transformação digital, os passos ainda eram lentos. Ninguém esperava, afinal, que um vírus surgido na China fosse acelerar o processo fazendo todo mundo ficar em casa e causando a pior crise dos últimos 150 anos.

O impacto disso foi revelado por uma pesquisa da Abcomm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), publicada pela Revista Época, mostrando que entre 23 março e 31 maio, período pesquisado, houve a abertura de 107 mil novas lojas na internet. Em média, um novo e-commerce por minuto!

Mas, é sempre importante lembrar que negócios que não se adaptam estão sempre fadados ao fracasso, e nem é preciso uma pandemia mundial para isso. Para tanto, diante do nosso cenário atual, e sabendo que tudo mudou, não investir no digital é um caminho certo para a ruína da sua empresa.

E não se engane, estar no digital, marcar presença, se fazer notar, vai muito além de ter contas nas redes sociais. Embora essas também sejam importantes, é preciso trabalho árduo e conhecimento para ser visto onde todo mundo está.

Como ser visto

Estratégias de Marketing digital nunca foram tão importantes. Não apenas em anúncios patrocinados no Google ou Facebook, mas também na descoberta de novas plataformas. Lembre-se sempre: conheça bem o seu público e vá onde ele está.

Para exemplificar podemos usar o caso do time de futebol americano Detroit Lions ter anunciado o calendário de jogos de 2020 utilizando o jogo `Animal Crossing: New Horizons` da Nintendo.

Isso porque o jogo foi o mais baixado nos Estados Unidos nos meses de abril e maio desse ano. Ou seja, o marketing do time entendeu onde o público estava e criou uma proximidade com ele. Nem é preciso dizer como a estratégia deu certo e foi um sucesso.

Se o Detroit Lions vai ganhar a liga de futebol americano, não sabemos, mas graças a essa estratégia, agora, todos sabemos que existe um time na NFL que se chama Detroit Lions. A marca foi vista, muito além de quem acompanha o esporte.

Não é fácil se posicionar no mundo digital, embora a receita pareça bem simples, isso porque é como ser uma loja em um shopping em que todas as outras – ou quase todas- estão. Comunicação de qualidade nunca fez mal, e no mundo digital ela é essencial para o sucesso do seu negócio.

Soluções em tecnologia

De nada adianta ter uma comunicação impecável se a plataforma que você usa no meio digital for ruim ou inexistente. E a recíproca também é verdadeira.

Suponhamos que você tenha uma loja de roupas e não tenha uma loja virtual, embora venda digitalmente utilizando o Whatsapp. Você pode perder seu cliente se o atendimento não for bom ou for demorado. Pense como consumidor, você gostaria de passar horas e até dias esperando pela resposta de um vendedor? Pois é!

Nesse caso, uma loja virtual, bem-feita, intuitiva e simples resolveria o problema de demora, afinal o cliente entra no site, escolhe o produto e o paga com poucos cliques. Rápido e seguro. Entretanto isso não quer dizer que você não possa utilizar o whatsapp para venda, só se certifique de que será eficiente.

Também de nada adianta se a loja virtual existir, mas for muito complicada e pouco intuitiva. Se a experiência do cliente for ruim, ele não vai comprar. Pense no site como uma vitrine, deixe em evidência apenas o que é importante.

Transformação digital é um processo contínuo

O comportamento do cliente muda frequentemente, e não apenas em tempos de crise. Portanto, a transformação digital é um projeto que nunca vai parar. E vai envolver todos os aspectos da sua empresa.

Embora a comunicação e a tecnologia estejam na linha de frente, a cultura da empresa em geral deve ser moldada para o novo.

Esteja sempre atualizado. A jornada é contínua e tem novidades surgindo a todo instante. Teste até estar satisfeito. Quando chegar nesse ponto, continue testando.

Lidere a adaptação

Lembre-se que negócios que não são adaptáveis são fracassados. A mudança deve estar sempre presente desde o mindset até as copys dos anúncios (copys = copywriting, que é uma estratégia de escrita com objetivo de convencer o leitor a executar uma ação).

Se você é o líder, não deixe essa transformação a cargo de outros. Hoje a liderança digital requer a capacidade de reimaginar e reinventar o negócio em si.

Reimaginar o seu negócio implica questionar alguns pressupostos centrais básicos e pontos cegos que você não tinha consciência é essencial.

O mais importante a se dizer é que, forçada ou não a transformação digital é o futuro dos negócios do mundo. E ela diz respeito a estratégia.

Jessica Campos é jornalista formada pela UFG, especialista em Marketing Digital pela Udacity. É a Diretora de Operações da Argonaut Tecnologia e Comunicação.