Já estamos entrando na maratona das eleições 2016 e antes que sejamos soterrados por números, jingles e outros elementos das campanhas eleitorais, é importante saber que, desta vez, o eleitor possui uma aliada muito grande na hora de denunciar irregularidades nas eleições, assim como facilita as formas de acompanhar candidatos e ficar, em geral, por dentro da correnteza de informações.
Esta aliada é a tecnologia; o Tribuna Superior Eleitoral revelou um grande número de aplicativos, alguns já disponíveis e outros que ainda serão disponibilizados, que servirão para fazer denúncias e até para ajudar os mesários na hora de tirarem suas dúvidas quanto ao seu papel no dia da eleição.
Pardal
Este é o aplicativo padrão para denúncias. Se o eleitor viu algo na campanha que lhe parece ilegal ou suspeito, ele pode simplesmente tirar uma foto e enviar para a Justiça Eleitoral local que então avaliará a denúncia.
Candidaturas
Como o nome já diz, este aplicativo serve para você acompanhar os candidatos. Ele traz o nome, número, partido e coligação deles, mas também informa o site do candidato e, mais importante, como está a sua prestação de contas políticas durante a campanha.
Onde votar ou justificar
Caso você esteja viajando no dia da eleição, este programa mapeia os locais para votar em trânsito ou justificar o voto em todo o Brasil, facilitando a vida de quem está fora de seu domicílio eleitoral e em uma cidade desconhecida. Com ele, é possível consultar rapidamente as zonas mais próximas da sua localização.
Mesários
Neste pleito, cerca de dois milhões de pessoas irão atuar como mesários, muitos pela primeira vez. Para facilitar, o aplicativo traz instruções, perguntas, orientações e outros pontos para tentar ajudar o mesário e complementar seu treinamento para o dia de votação.
Agenda JE
Este é, como o nome já diz, a agenda do pleito. Ele traz todos os eventos previstos para as eleições na sua cidade, com o calendário eleitoral, o calendário da transparência, e mais. Importante: após instalado, ele automaticamente dá notificações sobre todos os eventos. Em uma cidade grande como Goiânia, é interessante desligar as notificações e ficar atendo ao aplicativo.
JE Processos
Este serve para acompanhar processos an Justiça Eleitoral. Você pode favoritar e visualizar processos, podendo conferir andamento, ementa, origem, relator do caso, partes, advogados, decisões e tudo o mais, facilitando o acesso às informações durante o trâmite.
Boletim na mão
Através de um código QR, o aplicativo permite ao usuário conferir em tempo real o resultado do pleito após o encerramento da votação. Uma boa para quem quer acompanhar a apuração de outra forma.
Resultados
Agora se você já quer pular direto pros resultados, cá estamos. A partir de consulta nominal, o aplicativo apresenta na tela os resultados parciais de todo o Brasil. Por ele também é possível já favoritar os candidatos para ficar mais fácil acompanhar os resultados.
QRUEL
Este é para os servidores da Justiça Federal e funciona da seguinte forma: após ligada, a urna exibirá um código que poderá ser lido pelo aplicativo. Assim, o servidor já irá obter a informação se a urna está operando corretamente, agilizando o processo caso a urna precise ser substituída.
Checkup da urna
Este também é para os técnicos da Justiça Federal. Como o nome já diz, ele permite fazer uma varredura na urna, informando ao técnico se a máquina precisa de algum reparo ou manutenção.
Agregador
Este é pra facilitar a vida do eleitor, juntando em uma só tela várias informações: como justificar o voto, qual o local de votação, disque-eleitor, situação do título. Além disso, pelo próprio aplicativo o eleitor pode acessar notícias, vídeos e perfis da Justiça Eleitoral nas redes sociais, além de acesso a todos os demais aplicativos desta lista.