Games

White Wolf responde às acusações de que Vampiro: A Máscara é para neo-nazis

Uma polêmica tomou conta do mundo dos games na semana passada. Na verdade, fora dos…

Uma polêmica tomou conta do mundo dos games na semana passada. Na verdade, fora dos video games e sim nos games de tabuleiro: um perfil anônimo em um blog anônimo publicou um longo artigo, usando o pseudônimo de “The Dice Dog”, argumentando que a quinta edição de Vampiro: A Máscara, RPG de papel e caneta, estava fazendo marketing direcionado para atrair jogadores racistas e neo-nazistas.

Agora, a White Wolf, editora criadora e responsável pelo jogo e subsidiada da publicadora Paradox, se manifestou através de várias notas e, principalmente, através de uma transmissão no Twitch em que o diretor criativo da quinta edição – vulga V5 -, Jason Karl, se posicionou ativamente contra jogadores racistas e refutando as acusações da publicação.

“A White Wolf possui uma equipe bastante diversa. Somos uma empresa global com uma comunidade global e todos são bem-vindos a ela. A não ser que você seja um nazista, neo-nazista ou membro racista de qualquer comunidade que use estas filosofias nojentas para avançar agendas de ódio”, disse Karl durante a transmissão.

“Você não é bem-vindo. Se você for encontrado espalhando estas coisas na nossa comunidade, você será convidado a se retirar”, disse Karl, “não queremos seu dinheiro. Você pode guardá-lo”. Karl também disse que vários contatos “para um diálogo construtivo” foram feitos com o perfil anônimo The Dice Dog, mas sem resposta.

The Dice Dog também chamou atenção para o fato de que existem NPCs no playtest que são questionáveis: um pedófilo e um nazista, ao que fãs do game e a própria editora argumentaram de que se trata de um jogo de terror e que trata de temas sinistros por natureza, mas que após as críticas eles irão trabalhar “com especialistas” e que vai se esforçar para “tratar da maneira correta várias sensibilidades”.

Porém mais coisas aconteceram ao longo da semana. The Dice Dog tirou o artigo do ar argumentando que estava sendo assediado(a) e pouco depois, pelo Twitter, ele(a) afirmou ter sido ameaçado de morte por dois funcionários da White Wolf e decidiu sair da internet, desativando todas as suas atividades online em redes sociais. Porém, nada – nada – dito pelo perfil anônimo pôde ser provado até agora.

Atualmente, a V5 está em playtest e você pode baixar no site da White Wolf algumas versões preliminares do novo cenário, seus NPCs e, principalmente, seu sistema.

Vampiro não é estranho à polêmicas: ao longo dos anos 1990, o jogo foi acusado das coisas mais escabrosas além de ter sido protagonista de várias reportagens sensacionalistas e campanhas anti-RPG aqui no Brasil.

A V5 deve ser lançado em algo momento do segundo semestre, já envolta em muito tititi. No mundo dos games, Vampiro ganhou dois jogos, sendo o mais popular Vampire: The Masquerade – Bloodlines, lançado em 2004.