Redes sociais

YouTube intensifica políticas contra conteúdo extremo

O YouTube anunciou nesta segunda-feira (19) que vai intensificar suas políticas de usuário para combater…

O YouTube anunciou nesta segunda-feira (19) que vai intensificar suas políticas de usuário para combater a disseminação de conteúdo de ódio na rede social. A mudança vai desde o sistema de algoritmos, que deverão buscar e enterrar vídeos com mensagens extremas e violentas, até mesmo uma curadoria direta do conteúdo postado.

No blog do Google, o CEO do YouTube, Kent Walker revelou estar trabalhando com órgãos policiais de diversos países para combater estes conteúdos e responsabilizar seus divulgadores de uma maneira mais séria, rompendo com o senso comum de que crimes virtuais são garantia de impunidade.

Segundo a postagem, as duas principais medidas para limpar o site será o investimento em um sistema de machine learning mais responsivo contra conteúdo extremo. Já o segundo é a curadoria: eles irão expandir o seu rol de Trusted Flaggers, pessoas treinadas e pagas para procurar e denunciar conteúdo impróprio.

A equipe de TF já conta com 63 ONGs de vários países e agora irá receber o reforço de outras 50 organizações. Há ainda uma terceira medida já voltada para desencorajar o usuário de postar conteúdo impróprio.

Com ela, a IA identifica um vídeo suspeito, manda uma advertência para o usuário e “trava” o vídeo. Isso significa que embora o vídeo possa ser assistido, o usuário não poderá monetizar sobre ele, impede que ele entre nos trending topics e bloqueia seus comentários e compartilhamentos, isolando-o.