O álcool causa desidratação, o que provoca sintomas como dor de cabeça, tontura e sede excessiva. É aconselhado beber de 1,5 a 2 litros de água ao longo do dia.
Poderoso estimulante ele a aliviar a tontura e a fraqueza. Ele possui ação anti-inflamatória e analgésica, ajudando a diminuir e prevenir a dor de cabeça em algumas pessoas.
Frutas, legumes, proteínas com pouca gordura e cereais, ajudam a aumentar os níveis de glicose e sais minerais no organismo. Alimentos como banana, maçã e tomate são bons aliados.
São ricos em frutose, um tipo de carboidrato que aumenta os níveis de glicose no sangue. Boas opções são frutas cítricas como limão, laranja, abacaxi, acerola, cupuaçu, pêssego e morango.
Já o mel é rico em frutose e fornece energia de forma rápida para o organismo. Aliado a alguns chás como gengibre, hortelã-pimenta e boldo possuem ação digestiva, antiespasmódica e analgésica.
O consumo de álcool faz com que o corpo elimine o sódio e o potássio através da urina. Sopas ou caldos de tomate, feijão ou legumes ajudam a combater a tontura, o enjoo e a fraqueza.
A absorção e a metabolização do álcool exige muito do corpo humano. Um bom descanso é essencial para que ele volte a executar suas funções de forma adequada.